Isabela Couto, Art e Psi

Você está no meu espaço de imagens, arte e imaginação..

Hélio Faria, Artista Plástico de Minas Gerais

Home/ Início

Galeria 

   Sobre mim e o Hélio Faria

Helio Faria, dizeres

Depoimento de Hélio Faria sobre a arte da Bela (Isabela Couto)

As minhas pinturas fazem certamente referência a um artista mineiro consagradíssimo que é o Hélio Faria (imagem abaixo).

Com um currículo extenso no meio artístico e mais de uma dezena de livros publicados, ele ainda está atuante como artista plástico contemporâneo e sacro.

Eu tive a sorte de ter um de seus livros povoando minhas fantasias infantis. O título do livro é ”O menino que não parou de crescer”. E, depois, no decorrer dos anos enquanto eu adolescia, sempre ouvia falar sobre o Zu e a sua arte (imagens abaixo).

Helio Faria, obras

Zu? Mas, que Zu é este? Bom, preste atenção nesse enredo. Zu é o Hélio Faria, casado com uma grande amiga de minha mãe, Ângela Machado Faria (imagem abaixo). Esta, por sua vez,  é prima primeira de meu pai. Ou seja, o Zu (Hélio Faria) habitou-me com significados importantes: arte, ingenuidade e familiaridade.

Helio e Angela

Hoje, estou dando esse tom caseiro ao post porque é assim que me sinto junto deles: acolhida. Depois de tanto tempo e vida transcorrida, fomos unidos pelos traços e pela pintura.

 E, no encontro que tive com o artista Hélio Faria, pedi que escrevesse, sem dispensar o Zu, algo sobre minhas obras – que ele sempre acompanha aqui no La Art B. E, não é que fui atendida! Olha o carinho! (vide a nota do início do post)

Sobre o artista Hélio Faria

Helio Faria Foto PerfilHélio Faria é um publicitário bem sucedido, muito respeitado por toda a classe. Foi diretor de arte da Standard Propaganda, sediada em Belo Horizonte; diretor de arte e subgerente do BH Office da Mccan Erickson Publicidade por dez anos; fundador e presidente da AMP – Associação Mineira de Propaganda – fundador da Asa Criação de Publicidade, da L&F – Lacerda e Faria Publicidade e também da Faria Publicidade. Seu talento fez da sua trajetória uma história de sucesso, que lhe garantiu grandes prêmios como: Grande Prêmio JB de 1.966 a 1.967; Publicitário do Ano em 1.967; Grande Prêmio Estado de Minas em 1.970; prêmio de Colunista em 1.974 e 1.975 (São Paulo); Mérito Legislativo na Câmara Municipal de Belo Horizonte em 1.982. Recebeu a medalha Santos Dumont em 1.985 e Honra ao Mérito em 1.990 pelos serviços prestados à Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em 1.991; no Centenário do Palácio da Liberdade em 1.997 e recebeu uma medalha e uma homenagem especial pela AMP aos 50 anos de publicidade em 2.000. O pintor e escritor Hélio Faria nasce depois do publicitário de sucesso. Atualmente o artista se dedica à pintura sacra e à literatura infanto-juvenil. Como artista plástico, realizou diversas exposições em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Catarina. Tem uma obra exposta no apartamento Borghia, na área moderna do vaticano, entregue pessoalmente ao Papa João Paulo II. Também escritor, possui diversos livros publicados, traduzidos em diversas línguas e teve seu livro “Nosso irmãozinho menor”, representando o Brasil na Feira Internacional do livro, em Frankfurt. (fonte: http://www.heliofariaartista.com/#!o-artista/c20r9)

Helio Faria, obras

Site do artista Hélio Faria

Home/ Início

Um comentário em “Hélio Faria, Artista Plástico de Minas Gerais

  1. Mauricio dos Santos Jerusalem
    20/07/2016

    Grande Hélio Faria! Tive o prazer e a honra de aprender e trabalhar com o mestre. Aprendi muito. Jesus te abençoe!
    mauriciojerusalem@gmail.com

Deixe um comentário