Isabela Couto, Art e Psi

Você está no meu espaço de imagens, arte e imaginação..

Tricotando-se

Imagem by Raymond Savignac

Imagem by Raymond Savignac

Home

Voltar para os textos

Sempre regurgitei o senso comum, o ordinário, o corriqueiro. Ou seja, volta e meia, estou desejando ir além disso. A sensação em se viver assim, contudo, é a de susto constante. Tipo sair de casa com a camiseta vestida pelo avesso. Ao chegar na padaria estarão todos lhe olhando, certamente. E, não porque você está linda, mas sim do lado avesso.

É disso que estou falando. Seguir rejeitando um lado certo é sempre um sobressalto. Além de ser esquisito, dá maior vergonha levar um cutucão por escapar da padronagem. Mas, por favor, avolume-se. Há que se resistir nesses flagrantes. Isso é inadiável.

Esse minuto na alegoria da padaria, até o instante do cutucão, é o que os filósofos chamam de experiência de estranhamento. Muito comum nos bebês descobrindo o admirável mundo novo. Mundo que só é incrível porque não há lados postos e impostos para quem acabou de desembarcar. Não há cutucadas. Não há interferências. Por vezes, acho ótimo manter-me assim, recém-chegada há mais de três décadas. Noutras, acho um porre. É doloroso. Dá muita angústia. Adultos não aturam muito isso de considerar lados b, contrários e reversos.

Mas, fazer o quê? Pra mim é, de fato, um lenitivo olhar o brinquedo por dentro, lixar uma superfície e saber da próxima camada, ou revirar o pano bordado por minha avó, enquanto bamba de encantamento, digo: ”como raios ela fez isso”?

 

‘O mais importante do bordado. É o avesso. O mais importante em mim. É o que eu não conheço”. (Maria Bethânia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado em 16/06/2013 por em Telas.